Número total de visualizações de páginas

domingo, 5 de junho de 2011

SEMANA DA POESIA E DA ÁRVORE/FESTA DA PRIMAVERA/ ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS (ii)

SEMANA DA POESIA E DA ÁRVORE


Ao longo da Semana da Poesia e da Árvore, foram dinamizadas várias actividades de promoção do gosto da leitura e escrita de poesia, a saber: “A POESIA SAI À RUA” (RECITAL DE POESIA PORTUGUESA), por 6ºD para os utentes do Centro de Dia e Apoio à 3ª Idade do Tortosendo; “CEM SONETOS PORTUGUESES, UM ROSTO UM POEMA”, dinamizado pelo 8ºC para docentes e discentes da escola (3ºciclo); "ATELIÊ DE POESIA LUSÓFONA" (6ºC E CLV, Biblioteca) e "POEMAS DA VERDADE E DA MENTIRA" (6ºC para o 2º ciclo).
Para além disso, a comunidade escolar foi convidada a transcrever numa folha de papel, em forma de folha de árvore, o seu poema em Língua Portuguesa preferido e a colocá-lo no “Muro das Letras”, preparado pelas turmas 6ºC, D e 8ºC para o efeito. Desta forma, sob iniciativa destas turmas, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, pretendeu-se comemorar o Dia da Poesia, Dia da Árvore e a entrada da Primavera, sensibilizando-se de forma criativa e original todos os participantes para a ideia de que «A POESIA NASCE DA VIDA, COMO AS FOLHAS DAS ÁRVORES», reiterando-se assim um topos literário recorrente: a caducidade da vida e a sua revalorização urgente, tendo em conta a sua efemeridade.

Esta actividade teve a colaboração dos alunos do Clube dos Leitores Vivos e alargou-se aos alunos de Francês (8ºC) que criaram também “Un arbre de poèmes”, com materiais naturais, ”árvore” posteriormente colocada na Biblioteca. Os alunos de Francês pesquisaram poemas de Jacques Prevert e Paul Elouard, a propósito da Primavera (Printemps) e da Natureza, nesta língua estrangeira, e produziram ainda acrósticos e poemas visuais, organizando um pequeno livro que ofereceram à comunidade escolar. Convidaram os colegas do 9ºC e celebraram a Festa da Primavera, La Fête du Printemps, onde procederam a um recital dos poemas pesquisados e produzidos por eles, seguido de um lanche - convívio com especialidades gastronómicas francesas deliciosas!

Um momento interessante desta festa foi a Homenagem a Jacques Prevert, através do visionamento da animação do poema “PARA FAZER O RETRATO DE UM PÁSSARO”(«Pour faire le portrait d'un oiseau»).

http://www.galiamania.blogspot.com/

Prof. Rogélia Maria Proença

Sem comentários: