Número total de visualizações de páginas

domingo, 11 de janeiro de 2009

Leiam aqui no blog, muito brevemente, as composições dos nossos amigos sobre a quadra natalícia! :D... E... vejam imagens da nossa terra nos dias de nevão!!

O BOLO REI (lenda)

Diz uma lenda que, quando os Magos foram visitar Jesus com a intenção de Lhe oferecerem como presentes: ouro, incenso e mirra, a cerca de sete quilómetros do local onde o Menino se encontrava tiveram uma discussão: qual deles seria o primeiro a oferecer os presentes?
A solução foi-lhes oferecida por um artífice que, assisitindo à conversa quis ajudar a encontrar, para o problema, uma saída que agradasse a todos.
Ele faria um bolo em cuja massa incorporaria uma fava. repartindo pelos três, seria o primeiro a oferecer os presentes ao menino Jesus aquele cujo quinhão se encontrasse na fava.
O caso, diz a lenda, tornou-se conhecido e daí em diante passou a utilizar-se a fava sempre que havia necessidade de tirar à sorte uma pessoa para desempenhar uma tarefa.
Conhecido pelo nome de bolo - rei - feito para escolher um rei - aquele doce passou a usar-se sobretudo no Natal, e os pasteleiros encarregavam-se de o comercializar.
Há uma outra lenda que diz ter sido um bolo de fruta seca. Os crentes deviam comer doze daqueles bolos entre o Dia de Natal e o dos Reis.
Noutros países, como a França por exemplo, na consoada devem colocar-se em cima da mesa treze sobremesas diferentes, representando os vários apóstolos na última ceia e deve também colocar-se sempre um prato a mais para simbolizar um familiar ausente, que assim se inclui em pensamento.
A côdea simbolizava o oiro; o miolo e as frutas secas, a mirra e o aroma, o incenso.

Feliz Natal e Bom Ano Novo ^^)!


HISTÓRIA DOS REIS MAGOS

Os Reis Magos são personagens que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, para adorar o Deus Menino, em Belém. A designação "Mago" era dada aos sábios.
Belchior (ou Melchior) seria o representante da raça branca (europeia); Gaspar representaria a raça amarela (asiática); por fim, Baltasar representaria todos os de raça negra (africana).
Pode então dizer-se que a adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus simboliza a homenagem de todos os homens na Terra ao Rei dos reis, mesmo os representantes dos tronos, Senhores da Terra, curvam-se perante Cristo, reconhecendo assim a sua divina realeza.
Para além desta simbologia, pela cultura cristã, os Reis Magos simbolizam que os poderosos e ricos devem curvar-se perante os humildes, partilhando os seus bens e colocando-os aos pés dos demais seres humanos, ou seja, devem partilhar a sua fortuna com os mais pobres.
O dia de Reis celebra-se a 6 de Janeiro, partindo-se do princípio que foi neste dia que os Reis Magos chegaram finalmente junto do Menino Jesus. Em alguns países é no dia 6 de janeiro que se entregam os presentes, como em Espanha, por exemplo.
Ao chegarem ao seu destino, os Reis Magos deram como presentes ao Menino Jesus:
* Ouro (oferecido por Belchior): este representa a Sua nobreza;
* Incenso (oferecido por Gaspar): representa a divindade de Jesus;
*Mirra (oferecido por Baltasar): a mirra é uma erva amarga e simbolizava o sofrimento que Cristo enfrentaria na Terra, enquanto Salvador da Humanidade.
Assim os Reis Magos homenagearam Jesus como rei (ouro), como deus (incenso) e como homem (mirra)

"we are one family, one planet, one race.»