Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

DIA DOS DIREITOS HUMANOS

Todos os seres vivos têm o seu lugar. Todos os seres humanos são únicos e insubstituíveis ...

"A partir deste instante, A Liberdade será algo vivo e transparente Como um fogo ou um rio, Ou como a semente do trigo, E a sua morada será sempre o coração do Homem". Thiago de Melo

A Maria Fiadeiro (5ºC) partilhou connosco a sua composição sobre o Dia dos Direitos Humanos:


«Dia 10 de Dezembro é celebrado o Dia dos Direitos Humanos.

Eu acho que este dia é um dia importante para estar registado no calendário, porque todos nós temos direitos, independentemente da raça, religião, sexo, idade ou nacionalidade.

Estes direitos são muito importantes e devem ser respeitados: o direito a não ser maltratado, o direito à saúde, o direito de alimentação, o direito à educação, à liberdade, respeitando sempre a liberdade dos outros também, entre outros...

Na aula de Língua Portuguesa reflectimos já sobre alguns dos Direitos básicos da Criança e debatemos também a importância das efemérides associadas aos Direitos Humanos, como por exemplo os Dias da Tolerância e do Não Fumador, que acábamos de celebrar dias 16 e 17 de Novembro.

Foi importante saber ainda que toda a gente tem direito a ter um nome, um pai, uma mãe, uma família. Todas as pessoas devem respeitar e não julgar os outros pela aparência: a cor, ou se são deficientes ou não, ou têm características especiais de aprendizagem, por exemplo, ou se são "feios" ou bonitos demais, porque tudo isso são opiniões.

A verdadeira beleza está dentro de cada um. Não devemos pois julgar ninguém!

É que, por vezes, no nosso dia-a-dia, sem nos apercebermos, julgamos os outros errada e precipitadamente. Por isso, devemos ter atenção com tudo o que dizemos aos outros para nao os magoarmos.

Todas as pessoas devem ter os mesmos direitos, mas há muitos que não conseguem beneficiar desses direitos e por isso sofrem...Sofrem com fome, doenças, epidemias, racismo, iletracia, discriminação...

Como diz a nossa professora, nós somos os Homens e Mulheres de Amanhã, cabe-nos a nós também mudar o mundo, já nos dias de Hoje! :)»


Maria (texto melhorado) *


A propósito da comemoração deste dia, sugerimos que vejam, por exemplo, os filmes seguintes, quer em casa quer na escola:


* Amistad, um filme sobre o racismo, durante a época das Descobertas;

* O Pianista, um filme sobre a discriminação religiosa, durante a Segunda Guerra Mundial;

* O Estranho caso de Benjamin Button, sobre a discriminação perante a diferença e a doença, no início do século XX.
* O meu pé esquerdo, também sobre a discriminação perante a deficiência.


E ainda o maravilhoso e dramático livro:


* Diário de Anne Frank


Ver, julgar e agir. Reflictam e tomem posição.
Propomos ainda, para quem tiver mais tempo e motivação, a webquest sobre Os Direitos Humanos:
Direitos humanos ilustrados (actividade):