
"A partir deste instante, A Liberdade será algo vivo e transparente Como um fogo ou um rio, Ou como a semente do trigo, E a sua morada será sempre o coração do Homem". Thiago de Melo
A Maria Fiadeiro (5ºC) partilhou connosco a sua composição sobre o Dia dos Direitos Humanos:
«Dia 10 de Dezembro é celebrado o Dia dos Direitos Humanos.
Eu acho que este dia é um dia importante para estar registado no calendário, porque todos nós temos direitos, independentemente da raça, religião, sexo, idade ou nacionalidade.
Estes direitos são muito importantes e devem ser respeitados: o direito a não ser maltratado, o direito à saúde, o direito de alimentação, o direito à educação, à liberdade, respeitando sempre a liberdade dos outros também, entre outros...
Na aula de Língua Portuguesa reflectimos já sobre alguns dos Direitos básicos da Criança e debatemos também a importância das efemérides associadas aos Direitos Humanos, como por exemplo os Dias da Tolerância e do Não Fumador, que acábamos de celebrar dias 16 e 17 de Novembro.
Foi importante saber ainda que toda a gente tem direito a ter um nome, um pai, uma mãe, uma família. Todas as pessoas devem respeitar e não julgar os outros pela aparência: a cor, ou se são deficientes ou não, ou têm características especiais de aprendizagem, por exemplo, ou se são "feios" ou bonitos demais, porque tudo isso são opiniões.
A verdadeira beleza está dentro de cada um. Não devemos pois julgar ninguém!
É que, por vezes, no nosso dia-a-dia, sem nos apercebermos, julgamos os outros errada e precipitadamente. Por isso, devemos ter atenção com tudo o que dizemos aos outros para nao os magoarmos.
Todas as pessoas devem ter os mesmos direitos, mas há muitos que não conseguem beneficiar desses direitos e por isso sofrem...Sofrem com fome, doenças, epidemias, racismo, iletracia, discriminação...
Como diz a nossa professora, nós somos os Homens e Mulheres de Amanhã, cabe-nos a nós também mudar o mundo, já nos dias de Hoje! :)»
Maria (texto melhorado) *
A propósito da comemoração deste dia, sugerimos que vejam, por exemplo, os filmes seguintes, quer em casa quer na escola:
* Amistad, um filme sobre o racismo, durante a época das Descobertas;
* O Pianista, um filme sobre a discriminação religiosa, durante a Segunda Guerra Mundial;
* O Estranho caso de Benjamin Button, sobre a discriminação perante a diferença e a doença, no início do século XX.
* O meu pé esquerdo, também sobre a discriminação perante a deficiência.
E ainda o maravilhoso e dramático livro:
* Diário de Anne Frank
Ver, julgar e agir. Reflictam e tomem posição.
Propomos ainda, para quem tiver mais tempo e motivação, a webquest sobre Os Direitos Humanos:
Direitos humanos ilustrados (actividade):