Número total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Opiniões sobre a semana da leitura 2010 :)

Em Abril, a nossa escola enche-se com muita alegria, pois é o mês da semana da leitura em que todo o agrupamento participa.
Na actividade “Sonhos e estrelas” lemos para o 7º B e apresentámos leituras em diapositivos. Lemos ainda os livros dos autores lusófonos. Foi muito divertido!
Também vimos os filmes em mooviemaker dos livros que lemos na aula, e quem os fez claro que foram alguns alunos do 7º C sob a proposta da nossa professora. Na actividade Dar voz à lusofonia (partilha de leituras), os livros que foram lidos foram, Gato malhado e a Andorinha Sinhá, Capitães da Areia, Hóspede de Job, A Parábola do Cágado velho, O cão e os caluandas, cujos autores são: Pepela, Jorge Amado, José Cardoso Pires.
Na actividade “sopa das letras andarilhas” lemos para os pais, professores e comunidade escolar. Lemos os poemas: “Nau Catrineta”, “Bela Infanta”, Língua”, Poemas declamados no Dia da Poesia, e apresentámos os livros “Cheiro a Baunilha”, “Cheiro a chocolate”, “Cheiro a Banana”, “Cheiro a Caramelo” de Alice Vieira, entre outros. No fim, comemos uma sopa e fruta, para uma refeição equilibrada.
A actividade “Pelos caminhos de Portugal” foi divertida: os alunos do clube dos leitores Vivos leram muito bem e foi muito engraçado!
Outra actividade foi “Grandes livros, Grandes filmes”. Nós fomos ver um filme sobre o livro de Isabel Allende, Casa dos Espíritos.
E a última actividade foi “Lectures sucrées”, sexta à tarde e, na minha opinião, foi muito divertido, pois os alunos de Francês do 7ºC e 9ºC leram uns poemas nessa língua muito interessantes. No fim, comemos crepes. Eram deliciosos e foi bom o convívio entre todos. Mesmo espectacular! As turmas que foram assistir foram 7ºC e 9º C.

Rosário 7ºC

No mês de Abril, celebra-se sempre na nossa escola a “Semana da Leitura”. É esse então o momento em que damos voz aos livros e asas à nossa imaginação.
Na segunda-feira, demos inicio à “Semana da Leitura” com clube da voz que cantaram “I Gotta Keep reading”. Enquanto cantavam, fizeram uma dança com livros e conseguiram pôr toda a gente a dançar. No entanto, eu, a Rosário e a professora Rogélia estivemos na cantina a preparar a “Ementa de livros”-formando uma mesa com títulos de livros propostos na sopa, no segundo prato, na bebida e na sobremesa, mudando-a todos os dias. À hora do almoço do mesmo dia, assistimos às “lectures sucrées”, leitura dialogada e apresentada pela turma do 9ºC-Le Petit Prince. Foi interessante aprender mais através desta leitura!
Na terça-feira à tarde, demos voz à lusofonia (leituras partilhadas), activiade à qual veio assistir o 7ºB. Cada um apresentou um livro de escritores lusófonos como Mia couto, Pepetela, Jorge Amado, entre outros. Tudo isto na aula de Português, depois, já na aula de estudo Acompanhado, assistimos a uma peça de teatro: “Zé das moscas” de António Mota, interpretado pelo 7ºB. Ainda na aula de Português, assistimos ao Mooviemaver “Sonhos e Estrelas”.
Na quarta-feira, realizou-se a “Sopa de letras Andarilhas”, activiade como um serão: das 17:00h ás 19:30h. Declaramos os poemas: Nau Catrineira, Bela Infanta e Língua, poemas recitados já no Dia da Poesia. Depois fomos comer sopa e frutos, pois, antes deste serão cultural, tivemos a palestra sobre alimentação. Foi uma tarde divertida!
Na sexta-feira, veio à nossa escola o escritor Pedro Seromenho. De tarde, foram as “lectures sucrées”, interpretados pelos alunos de Francês da nossa turma e os meu scolegas de Espanhol também foram assistir, bem como os do 9ºC. A minha turma de Francês tem 6 alunos e cada um de nós disse um poema. No fim, comemos crêpes feitos pelos próprios. Foi divertido, apesar do nervosismo. Gostei muito.
Na quinta-feira à tarde, assistimos à apresentação da história interessante: “Pelos caminhos de Portugal” (contapete) uma obra escrita pela professora de Rogélia e os fantoches foram feitos pela educadora Alice Freire. Foi fantástico!
Eu gostei bastante da “Semana da Leitura”. (:D)

Rita Silva 7ºC


Na Semana da Leitura participei na actividade de Francês -Lectures sucrées (leituras e crepes), e também no “sonhos e estrelas”, Moviemaker de livros. Depois assisti ao “Pelos caminhos de Portugal” (professora Rogélia e Alice Freire), e também ao encontro com o escritor Pedro Seromenho. Assisti ao teatro “Zé das moscas”. Foi uma semana da Leitura muito engraçada e pedagógica!
Leonor 7ºC

Durante a semana da leitura, gostei das lectures sucrées (leituras e crepes), também gostei do “Zé das moscas”, António Mota,“Sonhos e Estrelas”-MovieMaker de livros e também dos encontros com os escritores Mafalda Moutinho e Pedro Seromenho. Houve também “À volta ao mundo em 80 livros” (livros de familia), foi muito divertido e acho que a professora Rogélia também gostou, principalmente “pelos caminhos de Portugal”.
A professora Rogélia foi a autora da história e foi muito interessante conhecer os monumentos, personalidades e histórias de cada lugar.
Os alunos do Clube dos Leitores Vivos portaram-se muito bem! Foram eles que dramatizaram as personagens: O menino português e estónio, a professora, o cão da Serra da Estrela, D.Afonso Henriques, a nazarena, o marinheiro, o Infante D. Henrique, o espantalho alentejano, a turista inglesa...Foi muito bonito, pois estavam todos vestidos a rigor e foram ditos alguns poemas também.
Nós, o 7ºC, apresentámos “Sonhos e Estrelas” -Moviemaker de livros e também participámos e dinamizámos “Sopa das letras andarilhas” –Serão dos Contadores Andarilhos.
Foi a festa da semana da leitura!

António 7ºC

A Semana da leitura... eu até gostei! Não muito, mas gostei.
Tudo começou com o “I Gotta Keep Reading”, o que achei um bocado chato, pois não percebi bem o que era...
Depois foi a “Ementa de Livros” e a “A volta ao mundo em 80 livros” e aí é que eu comecei a gostar, pois havia livros que eu adorava!
Durante a semana, houve também a actividade de cinema na escola: “Grandes livros, Grandes filmes” e eu adorei ver o filme “A casa dos espíritos”, pois também já no Dia das Línguas tinha visto o filme baseado na obra de Jules Verne: "Viagem ao centro da terra".
Depois chegou o momento para os “Sonhos e Estrelas”, onde mostrei o meu vídeo sobre o livro “Abyssus Abyssum”, de Trindade Coelho. Foi um momento alto de partilha de leituras com a mesma temática e pudémos ainda ouvir músicas em Português e Inglês sobre estrelas, como por exemplo "Star", Reamon; "Não há estrelas no céu", Rui Veloso e "Não sou o único"; Xutos e Pontapés ou ainda "Underneath the stars", The Cure - músicas que nos foram propostas pela nossa professora de Língua Portuguesa, para sabermos sempre mais.
Nessa aula, houve lugar ainda para o momento de “Dar voz à Lusofonia”, onde apresentei o livro do Jorge Amado “Capitães da Areia” e o teatro de António Mota “O Zé das moscas”, esse apresentado pelo 7ºB.
Na quarta-feira , houve a festa das sopas com a sopa das letras andarilhas onde eu não consegui ir.
Na quinta, houve o “Pelos caminhos de Portugal” que gostei muito e houve entrevista com a Mafalda Moutinho, a que infelizmente não pude ir.
Na sexta, houve um encontro com o escritor Pedro Seromenho, onde ele nos contou sobre os livros, os seus projectos e fez um desenho em cinco minutos para a biblioteca.
À tarde, decorreu na sala 14, com grande empenho dos alunos e professoras Benilde e Rogélia, a actividade “Lectures sucrées”, onde a minha turma de Francês e eu dissemos poemas em Francês e o 9ºC leu uma história de Sempé e Goscinny:”As Aventuras do pequeno Nicolas”(Les aventures du petit Nicolas) e comemos crepes.
Foi assim a nossa Semana da Leitura: uma semana em grande!

Eduardo Moutinho 7ºC

A MELHOR SEMANA DA LEITURA, JOÃO VAZ (7ºc)

Durante a semana da leitura, a minha turma (7ºC) assistiu e participou em algumas actividades. Participámos nos "Sonhos e Estrelas", onde eu mostrei um moviemaker que fiz para o conto "A AIA", Contos de Eça de Queirós e, a seguir à nossa apresentação, a turma a quem apresentámos (7ºB) a nossa actividade, apresentou-nos também um teatro, "Zé das Moscas"de António Mota, que era muito engraçado e cómico.
Participámos também num encontro com o escritor Pedro Seromenho e admirei imenso as suas ideias, a sua maneira de pensar, o seu talento para desenhar: ADOREI esta actividade!
Ainda participámos como espectadores, claro, em outras actividades, como por exemplo, "Pelos Caminhos de Portugal, Johnny seven friends", um contapete com a prof Rogélia e a Educadora Alice Freire.
Foi uma Semana da Leitura interessante, a melhor a que já assisiti desde que estou no ciclo!

(João Vaz, 7ºC)