Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Cartas, sonhos e "Mil beijinhos"










PEDRA DE HERA é um aldeia muito parecida com qualquer outra aldeia do interior de Portugal. E Manuel, um menino como tantos outros, à espera que os dias passem até à mágica noite de 24 de Dezembro, véspera de Natal...
Que novidade traria a última carta do pai de Manuel de Pedra da Hera, do conto Sonhos de Natal, de António Mota?!








Esse é um mistério que terão de desvendar e ler a história até ao fim!


Entretanto, vão escrevendo os vossos "Sonhos de Natal" e não se esqueçam de trocar as receitas de que falámos...^^)


Um delicioso sonho (APETITOSO) para cada um, cheinho de açúcar e canela e...


"MIL BEIJINHOS"...;)

Menina do Mar, Sophia de Mello Breyner Andresen PROPOSTAS E SENSAÇÕES DE LEITURA

Eis algumas propostas interessantes de actividades para os leitores mais aplicados!


Desafio "MENINA DO MAR", a propósito da obra com o mesmo título da nossa querida escritora Sophia de Mello Breyner Andresen:

http://www.minerva.uevora.pt/web1/desafios/hist_menina_do_mar.htm

Resumo da obra (revê, relê antes de responderes ;):

http://pt.shvoong.com/books/science-fiction/794216-menina-mar/

JOGO DE QUESTÕES (QUIZZ MENINA DO MAR) ^^) :

http://www.eccn.edu.pt/departamentos/dclr/centrovirtual/quizzes/maria_patricio_quizzes/isabel_patricio_%20jan_menina_do_mar/isabel_patricio_%20jan/quizz_menina_do_mar.htm
SENSAÇÕES E COMENTÁRIOS APÓS A LEITURA DA OBRA PELOS ALUNOS DO 5º C:
«Eu gostei da obra A Menina do Mar de Sophia de Mello Breyner porque envolve Humanos e Peixes e acho isso muito interessante!
Também gosto particularmente desta obra pelo facto de envolver um rapaz com uma pequena "menina" sereia que media apenas um palmo de altura. Havia muitas diferenças entre eles, mas é o envolvimento e a cumplicidade entre os dois que faz com que o rapaz venha a ser o seu melhor amigo e companheiro.
Eu gostei mais daquele momento da história em que a Menina do Mar queria ir à Terra, porque os peixes não querem ir à Terra, mas esta menina é única. Era muito curiosa e comunicativa.
Se eu entrasse como personagem do livro queria ser a Menina do Mar, porque acho o papel dela muito importante, já que tem amigos peixes e um amigo Humano e eu também gostaria assim de conhecer seres diferentes.
A mensagem desta obra é a Amizade e o conhecimento entre diferentes espécies de seres vivos e/ou raças, numa sã convivência. Pois a amizade vence todas as diferenças.
Também aconselharia esta obra a um amigo pois devemos ser todos amigos e confiar nos amigos, mesmo que a realidade pareça difícil.
A minha frase preferida da obra é : "Agora a tua terra é o mar- disse a Menina do Mar." O rapaz respondeu então que nunca mais se separariam.
Eu também aprecio bastante esta escritora pois descobriu a sua vocação/ profissão aos três anos de idade e acho isso bom para as crianças que também devem estar atentas ao que gostam mais de fazer.
Ela aprendeu o seu primeiro poema aos três anos de idade: aprendeu-o visualmente. Este poema chamava-se Nau Catrineta. Ela aprendeu com uma empregada, a Laurinda, que trabalhava lá em casa de sua mãe e era como se fosse da família.»
Filomena 5ºC
«Eu achei muito bonito o tema desta obra, porque fala de um amor proibido entre as personagens que vivem num mundo paralelo: a Terra e o Mar. Por um lado, o menino afoga-se se for ao mar e, por outro lado, a Menina seca e morre em Terra.
Eu gostei muito da personagem Menina do Mar porque acho que é uma personagem muito completa.
A frase deste livro que mais me ficou na memória foi:"- Trouxe-te uma flor da Terra", porque acho a frase e o gesto muito bonitos e inspiradores para mim.
Eu identifico-me mais com o caranguejo, porque como ele cozinha e diz: " Eu é que cozinho" e eu também adoro cozinhar...É que às vezes eu peço à minha mãe se me deixa ajudá-la a fazer o jantar.:)
Eu acho que a mensagem deste livro é para nunca desistirmos dos amigos. Quem escreveu esta obra foi Sophia de Mello Breyner Andresen que, em tempos, foi uma grandíssima escritora de livros para crianças e adultos.
Eu aconselharia este livro aos meus dois amigos, o João Miguel e o Guilherme, porque, de certo, eles também iriam gostar destas aventuras no mar.»
Pedro Bártolo (5ºC)
«Eu gostei da obra porque acho que a amizade vale por tudo e vence todas as dificuldades.
A personagem que eu preferi foi o polvo, porque achei engraçado o que o polvo fez: esticou muito os seus sete braços e começou a tocar guitarra.
A passagem de que eu mais gostei na obra foi quando o polvo, o peixe e o caranguejo formaram uma grande orquestra.
A frase que mais me ficou na memória e de que mais gostei foi: «Os peixes dizem que os homens fritam tudo quanto apanham» e quem disse esta frase foi a Menina do Mar. Foi cómico!
E, para acabar, eu aconselharia esta obra a todas as pessoas que valorizem a Amizade e queiram saber mais sobre o Mar.»
João Gamanho (5ºC)
«Eu gostei muito de ler esta obra e ainda gostei mais de fixar as suas frase bonitas.
A Menina do Mar conheceu um menino e num primeiro momento tinha medo de ser frita pelos humanos, mas o rapaz explicou-lhe as suas intenções e ela acreditou. A obra é muito interessante!
Na minha opinião, a mensagem desta obra é que nunca devemos recear lutar por ficar com quem amamos, nem devemos deixar sair da nossa vida quem é importante para nós!
E digo isto, porque eu faria o mesmo, lutaria por todas as pessoas que adoro, tal como o rapaz!»
Celina (5ºC)