Número total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de março de 2010

DIA DA POESIA - ENCONTRO COM UMA ESCRITORA E HAPPENINGS LITERÁRIOS
















Dia da Poesia
Encontro com a escritora Teresa Duarte Reis

HORA DE POESIA

No dia 19 de Março, Mês da Mulher, a escritora Teresa Reis veio à nossa escola para dar a conhecer aos alunos dos 5º, 6º e 7º C o seu novo livro intitulado:”Ecos do Meu Pensar”.
Não esperando ter a recepção que teve, a alegria dentro d esi era muita e emoção foi o que não faltou!
Os alunos dos 5º e 7º C, bem como os alunos do Clube de Leitores Vivos leram e declamaram alguns dos poemas deste seu mais recente livro, “Língua”, alunos do Clube, “Livro”, (Bernardo, Pedro, Guilherme e a Inês Antunes do 5ºC) “Mulher” (Laura, Rita, Daniela e Rosário , 7ºC) , “Bailarina” (Inês Gomes, Rita, Filomena e Maria, 5ºC) e “Que Caminhos?” (João Vaz, João Abrantes, Renato e António, 7ºC), sendo alguns deles acompanhados a guitarra clássica e eléctrica, enquanto passavam powerpoints com imagens ilustrativas.
Depois de ouvirem tantos e tão bonitos poemas, os alunos ficaram curiosos e queriam saber mais: De onde lhe vinha a inspiração? Como se faz para escrever um poema? Qual foi o primeiro livro que escreveu e qual era o seu preferido…e Teresa Reis esclareceu-os a todos.
No fim da entrevista, os alunos podiam comprar o livro e ainda tinham direito a um autógrafo da escritora.
Rita Silva, 5ºC ~

A escritora Teresa Reis é escritora, escreve poesia e prosa. Durante este encontro, ela esclareceu-nos como para ela é fácil escrever um poema, a partir do que vive e sente. A inspiração pode vir a qualquer momento: vai no autocarro e sai-lhe um verso, está no café e sai-lhe outro. Percebemos que para ela escrever é tão natural como respirar.
O livro de que eu mais gosto da escritora é “Os duendes no quintal do Sr. Joaquim”.
Adorei quando os meus colegas Pedro e Guilherme tocaram para acompanhar a leitura de um dos seus poemas.
João Vaz, 5ºC
Eu adorei as actividades preparadas pela nossa professora de Língua Portuguesa para celebrar o Dia da Poesia, uma delas o encontro com a escritora da nossa região. Foi espectacular!
Ela disse palavras para mim espantosas e adorou as nossas actuações, disse mesmo que nós lemos todos muito bem e até se comoveu.
No final, três das alunas do Clube dos Leitores Vivos ofereceram-lhe um ramo de flores e a escritora leu-nos o poema que dedicou à nossa escola no seu livro. Foi muito interessante!
Bernardo e Inês Antunes, 5ºC

Eu gostei muito do encontro com a escritora Teresa Reis, pois foi muito emocionante. Nesse dia, estivemos de novo com a escritora Teresa Reis e preparámos a surpresa de lhe lermos poemas do seu livro, sugeridos pela professora Rogélia, numa pequena actuação que surpreendeu a poetisa.
Nesse dia senti que os alunos estavam motivados e felizes e adorei a actuação da nossa turma.
Rosário 7ºC






HAPPENINGS LITERÁRIOS
A POESIA DE PORTA EM PORTA NA ESCOLA

No Dia 22 de Março, o Clube dos Leitores Vivos empenhou-se em mais uma actividade para celebrar o Dia da Poesia.
De sala em sala, os alunos vestidos a rigor e declamando poemas de Florbela Espanca, Eugénio de Andrade, Ary dos Santos, Fernando Pessoa, Miguel Torga, Luísa Ducla Soares, Maria Alberta Menéres, Natália Correia e Sophia de Mello Breyner, deram o seu melhor , mostrando o seu gosto pela poesia.
Depois da visita-surpresa às salas, os mini-poetas foram mostrar o seu interesse pela leitura, também ao Conselho executivo, à Biblioteca, à Secretaria e à Sala de Professores.
Com a ajuda da professora Rogélia tudo se tornou mais fácil, ela ensinou-me a não ter vergonha de ler em voz alta, em frente a outras pessoas e fez com que todos percebessem o valor da poesia e que é importante ler!
Rita 5ºC

No Dia 21 de Março celebrou-se o dia da Poesia, mas como foi a um Domingo, o Clube dos Leitores Vivos quis marcar a diferença, dando voz à poesia na escola.
A professora Rogélia Proença teve a ideia maravilhosa de nos fazer incarnar os poetas portugueses e andarmos pela escola a declamar poesia. Revivemos assim Florbela Espanca, Luísa Ducla Soares, Sophia de Mello Breyner Andersen, Natália Correia, Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade, Maria Alberta Meneres, entre outros.
Foi uma experiência divertida que me fez gostar mais de poesia.
Eu fiz de Luísa Ducla Soares e declamei um poema cómico:
“Rei, capitão, soldado, Ladrão”.
Rita Silva 7ºC





Sem comentários: