Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

AS NOSSAS FÉRIAS DE NATAL E OBJECTIVOS PARA 2009 - 6ºD (COMPOSIÇÃO COLECTIVA)








As nossas férias de Natal foram óptimas!


Divertimo-nos, como se costuma dizer, "à grande", pois tivemos muito tempo livre para estar com a família e os amigos e é para isso mesmo que servem as férias!


Durante estes dias tivemos oportunidade de jogar às cartas ("sueca"), andar de bicicleta e fazer experiências de condução (os que têm quase 18 anos claro!), jogar computador, ler e, sobretudo, estar e falar com os amigos.


Também fizémos passeios à Serra da Estrela para andar de trenó e nos divertirmos. A surpresa maior foi dois dias depois do Natal, em que tivemos um nevão! Foi lindo, pois já há muito não nevava por aqui! Todos ficaram contentes e aproveitaram para atirar bolas de neve uns aos outros ou fazer bonecos de neve, com nariz de cenoura, botões de azeitona e braços de ramos de árvore! :)


Nesta quadra natalícia as famílias reencontram-se sempre! Nós também recebemos a visita dos nossos familiares de vários países (França, Suiça, Espanha, Canadá,...) para passar o Natal connosco, pois são emigrantes. Foi fantástico!


Na consoada comemos o tradicional bacalhau cozido com batatas e couves e peru assado, bem como diversas sobremesas, como, por exemplo: arroz doce, tronco de Natal, baba de camelo, bolo de bolacha, bolo-rei, charlotte de chocolate e as filhoses, sem esquecer a salada de fruta.


É uma ceia requintada para celebrar o nascimento de Jesus.


Na nossa turma temos um colega brasileiro, o Roger, que nos contou que naquele país as pessoas comem peru, fazem um churrasco e dançam a noite toda, com grande alegria, na rua, pois lá é Verão.


Já na passagem do ano, comemos as doze passas às doze badaladas e formulámos desejos para o Novo Ano de 2009 (que não podemos divulgar para que se realizem mesmo... :)!




Feliz Ano de 2009 para todos,




o 6º D ( P.C.A.)




(Aguardamos agora as vossas belas fotos das vossas terras ...:-)...)




2 comentários:

Rogélia Maria Proença (RMP) disse...

Bruno do 6ºC diz:

« As minha férias de NAtal foram boas: fui passá-las a casa da minha bisavó!
Quando chega o Natal, a nossa tradição é fazer muitas filhoses e fazermos muitas sobremesas.
Na véspera de Natal, ao jantar, come-se o bacalhau que eu adoro e enquanto esperamos pelas prendas,jogamos o loto que também é um jogo da nossa tradição.
Quando chegam a sprendas eu fico maravilhado, pois eu é que fui vestido de PAi NAtal e carreguei as prendas para oferecer a todos!
No dia de Ano Novo, também fomos para casa da minha bisavó e à meia noite fizémos a contagem decrescente do doze para o um e festejamos a chegada de mais um ano com o champanhe! gostei muito destas férias!»

Rogélia Maria Proença (RMP) disse...

Bernardo, 6ºC, diz:

«As minhas férias de NAtal foram boas. Nos primeiros dias, descansei, vi desenhos animados, li, joguei computador e nintendo DS. Também fiz os TPC's claro!
Desde o dia 21, comecei logo a ir a casa da minha tia jogar computador, monoply e futebol com o meu primo!
No dia 24, fui andar de bicileta até ao Barco e depois fui até aos Vales do Rio! Depois vi uns filmes e, à noite, comi a tradicional ceia de Natal e à meia-noite abri os presentes. Recebi uma bicicleta, dois jogos para a DS ( o pokemon ranger shadows of almia e o sega superstar tennis), um jogo par ao computador (age of mitology), cinco livros e roupa. No dia 25, fui para casa da minha tia jogar com todos os meus primos ao BUZZ (ginástica mental) e foi muito giro!
Nos dias seguintes, joguei nintendo DS até perto da uma da manhã! Vi televisão, joguei computador e andei de bicileta.
No dia 31 de Dezembro, estive muito mal-disposto, mas, felizmente, consegui passsar de ano com o pé direito e no dia 1 fui vistar o meu avô ao lar e ficou muito contente. As minhas férias foram extraordinárias!!!
Neste ano, desejo saúde, paz e muitas felicidades!»